Empresas de Sucesso
São aquelas que dispõe de qualidade, em amplo sentido, e mantém em seu quadro funcional, pessoas de sucesso.
Ultimas Publicações
Pesquisa sobre Midia
Identificar os meios publicitários utilizados pelos pequenos e médios empresários varejistas de Uberaba. E identificar como o administrador destas empresas se mantêm informado. Saiba Mais...
Potencial de Vendas Para o Natal de 2008
Entre as datas comemorativas, a com maior potencial de vendas no varejo, é o Natal. Por este motivo, vários lojistas começaram os preparativos para as vendas de Natal em ou-tubro Saiba Mais...
Release
Um dos grandes segredos da sabedoria econômica é saber aquilo que se não sabe (Galbraith , John) Saiba Mais...

A Empresa

 

O Sociatria – Instituto de Ciências Sociais Aplicada, divide-se em duas áreas de atuação, Pesquisa e Consultoria, em um enlasse harmônico destas duas áreas. O Sociatria gera o conhecimento, através da pesquisa, e desenvolve juntamente com a administração da empresa, caminhos e metas para o desenvolvimento empresarial. Pois para a Ciências Sociais, não basta verificar a realidade, mais indicar os motivadores e os significados desta realidade

A aplicação da Ciência Social em uma empresa e possível devido a um corte teórico e de foco de estudo. É pertinente para uma empresa: o entendimento da sua representatividade para o grupo social; os fatores que motivam os seus clientes; a relação entre a empresa e clientes; a relação entre a empresa e colaboradores; os aspectos individuais que motivam seus colaboradores e o efeito que isto gera em seus negócios; a organização de sua estrutura financeira e de recursos humanos, norteadas pelos objetivos que a empresa propõem alcançar.

Com base nos objetivos pertinentes a empresa, as três áreas do conhecimento que compõem a Ciências Sociais se afunilam em Sociologia da Economia, Antropologia Cultural, e Ciência Política.

O planejamento de mercado, o planejamento econômico e o entendimento da posição da empresa perante o corpo social, ficam a cargo da Sociologia da Economia.

A Antropologia Cultural se ocupa da organização funcional, treinamento de recursos humanos e motivação de pessoal, identificação dos traços culturais que norteiam a conduta comercial do clientes.

O planejamento Político, da empresa, interage com a Sociologia e a Antropologia, norteando a forma de conduta dos indivíduos ligados a empresa, no que diz respeito aos objetivos propostos, na boa relação empresa sociedade/empresa colaboradores, e no grupo de normas, regras e benefícios, dispostas, a todos aqueles que interagem e se relacionam na empresa

  • Missão

O Sociatria é uma empresa estruturada de acordo com a Ciência Sociais, portanto o trabalho da empresa visa compreender porque a realidade se apresenta de determinada forma. Compreender as motivações e os significados que geram os quadros sociais, em relação aos seus clientes. Munindo-se e a seus clientes de informações que se tornam tecnologias capazes de alterar a realidade social.

Atividade que ratifica o próprio nome da empresa. Sociatria é uma palavra cientifica criada por Auguste Comte, precursor e autor da Sociologia. Sociatria foi a denominação dada por Comte, a intervenção social e a modificação do meio, através dos conhecimentos adquiridos por intermédio das observações sociológicas. Mais tarde este termo técnico deu lugar à Engenharia Social, que praticamente é a mesma Sociatria. Há anos no Brasil a Engenharia Social é aplicada apenas com intervenções econômicas, gerando ações unilaterais e lacunar.

O Sociatria, trabalha também com economia, posto que é elemento preponderante da sociedade, e conhecimento auxiliar a Ciências Sociais, o grande diferencial é a capacidade, do Sociatria, de produzir conhecimento dinâmico e previsões de comportamento, pois alia conhecimento de três áreas, Antropologia, Sociologia e Política.

O Sociatria – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas objetiva-se ao melhoramento contínuo das atividades empresariais, pautado em propostas provenientes da própria empresa. Com as ferramentas supra citadas e possível, dinamizar processos, estreitar relações comerciais, melhorar o ambiente de trabalho e elevar a lucratividade ampliando a perspectiva de crescimento.

  • Política

O ponto de partida da forma de gerir o Sociatria é o código de ética do Cientista Social, portanto o processo executado pelo Sociatria é sempre transparente e documentado, para apresentar ao cliente o que esta sendo realizado e a veracidade dos fatos, prezando a cientificidade dos resultados das atividades do instituto, viabilizando inclusive a repetição da intervenção cientifica.

O Sociatria é gerido pelo Cientista Social, Marcelo Queiroz, que além de administrar o Sociatria, atua e acompanha todas as atividades do instituto, através da Supervisão Técnica e Estatística. A Coordenação Geral fica a cargo da Cientista Social, Patrícia Azevedo Andrade, que planeja e supervisiona as atividades de campo. Patrícia atua também como pesquisadora do Instituto, em pesquisas de percepção social.

O envolvimento direto dos Cientistas Sociais nas atividades do Sociatria, é o que viabiliza uma maior precisão de suas inferências, pois estando o cientista imerso na realidade pesquisada é possível absorver informações sutis que um simples questionário não é capaz de reproduzir.

As execuções do Sociatria são permeadas de rigidez metodológica, fazendo-se imperativo um quadro funcional de colaboradores, aptos a exercer suas funções, com destreza. Pois agilidade e precisão são elementos de qualidade que o Sociatria preza, em todos os seus serviços.